sábado, 10 de abril de 2010

Wilson - De motorista de ambulância a motorista de rally


Falar que o principal objetivo de um participante do MMS é relaxar poderia parecer estranho ou forçado. Afinal, apesar do clima amistoso, todos entram pra ganhar.

Mas para o motorista de ambulância de resgate, Wilson Roberto Pouce, de São Paulo é perfeitamente compreensível. Comparado à rotina caótica da cidade grande, a trilha parece ser o caminho perfeito pra desestressar: “Aqui é só diversão” comenta.

Esse já é o oitavo ano que ele participa, sendo que, nos anos anteriores, geralmente com a família junto. Na edição 2010 a esposa e as filhas não compareceram, mas os amigos que fez no rally suprem essa falta. E nessa atmosfera de desaceleração, trocamos uma idéia com o Wilson:


1. Qual a característica aqui no evento que tem mais relação com você? O que poderia citar como sendo a sua cara?

Natureza, eu adoro, sair da minha rotina do trabalho que é um pouco diferente da maioria aqui. Tudo... andar, concentração. Geral mesmo.

2. Muitos competidores têm manias e superstições. Você compartilha de alguma preparação especial, mania ou situação inusitada?

Não tenho nenhuma superstição.

3. A maioria das pessoas reservaria o final de semana para descansar. Qual o principal motivo para investir o tempo e energia no rally?

Ah é... espairecer a cabeça, diversão, brincadeira...

4. Qual a maior dificuldade que espera encontrar no percurso?

Bom, entrosamento com o navegador eu já tenho, são oito anos já. Acho que a concentração, colocar a cabeça dentro da trilha. Travar um pouco o pé, que ele é pesadinho. Segurar, né? (risos)

Valdir - Tudo em casa


Valdir Lacerda, engenheiro de Pouso Alegre/MG é um dos muitos felizardos nos eventos do MMS que tem como equipe sua própria família. Elisa, sua filha, ataca de navegadora e, segundo ele, das boas. Não por acaso, eles costumam estudar bastante antes das provas.


Leia mais um pouco sobre a visão dele do evento.

1. Qual a característica do MMS que tu mais te identifica?


Olha, a emoção de participar de um rally. Ter um contato melhor com o carro, atravessar rios e lama. Também o contato com a natureza, todas essas paisagens que o brasileiro gosta né?

2. Tu mantém contato com amigos/competidores?

Sim. Sempre fazemos contatos e amizades, independente do local que competimos. E já existe essa nação, que o próprio rally fala né, a nação 4x4. Existe a competição sim, mas em primeiro lugar é a amizade.

3. Como seus amigos/conhecidos veem vocês? Vocês gostam de ser
reconhecidos como aventureiros/trilheiros?


Nos veem como pessoas aventureiras, pessoas que gostam de rally e trilha. Muitas pessoas me veem também como alguém muito competitivo.

4. Tu falou da ajuda que tua família te dá nas provas. A paixão pelo Off-Road e rallys é algo pessoal teu, ou é algo compartilhado igualmente por todos?

No começo, a paixão era mais pessoal, minha. Mas depois da segunda vez da minha esposa, ela adorou. Hoje ela vem, participa e ajuda. Não precisa mais falar nada, que ela está lá estudando a planilha, juntamente com minha filha. Elas estão bem competitivas.

5. Tu tem alguma superstição/mania de preparação antes das provas?

Não. Existe, dependendo das provas, uma ansiedade maior que você tem que aprender a controlar. Até por isso é preciso cuidado pra não brigar com o navegador, pra não se desconcentrar. Muitas vezes deixo acontecer as coisas, escuto e só falo sobre o assunto depois da prova.

O Esquadrão da Lama no MMS


Conversamos com Márcia e Marcelo Leite, um simpático casal de empresários de Campinas que participa pela primeira vez do MMS. Motivados principalmente pela compra de sua Pajero, a dupla estréia pela categoria Turismo Light. Ambos são membros do grupo de jipeiros paulista Esquadrão da Lama. Como já possuem uma boa experiência off road, entram confiantes em uma continuidade e crescimento rápido no rally.

Leia um pouco mais sobre eles...

1. Qual a motivação principal pra vocês virem aqui participar do MMS?


Marcelo: O carro (risos).
Márcia: Não, é porque a gente gosta. Por prazer de colocar o carro
na terra mesmo.

2. Vocês tem alguma superstição ou mania?


Márcia: Tem sim. Se não sujar não tá bom! (risos) Tem que dar uma sujadinha. Já aconteceu de chegarmos em casa com o carro limpo, e pensamos: “Nós erramos alguma coisa.”

3. Vocês usam internet pra se comunicar com outros jipeiros trilheiros então. Como isso acontece?


Márcia: Temos o site do Esquadrão da Lama, grupos de email, também usamos redes sociais, como o orkut.

José - Entre os regulares, o mais regular


Mineiro de Belo Horizonte, o advogado José Marques Júnior pode parecer despretensioso quando fala que o resultado é conseqüência. Mas esse é o jeitão dele mesmo. Nos permitimos usar aquele clichê básico, pois nunca ele traduziu tão bem a personalidade de uma pessoa. Como todo bom mineiro, José come pelas beiradas.

Ele participa do MMS desde 2005. Como falamos de um rally de regularidade, diríamos que ele é um exemplo: desde 2006 não faltou a nenhuma etapa. Compete pela categoria Graduados juntamente com Cláudio, engenheiro paranaense e seu navegador há três anos. Com uma folga após o briefing, a dupla conversou conosco:


1. A maioria das pessoas reservaria o final de semana para descansar. Qual o principal motivo para investir o tempo e energia no rally?

José - Higiene mental, é um outro mundo. Uma procura de desafio. É determinação, sempre buscando aprimorar, melhorar e isso vale pra vida como um todo.

2. Qual a maior dificuldade que espera encontrar no percurso?


José - Como a gente está parado desde novembro, o desafio nem é a prova, é mais controlar a ansiedade. Tirando isso, parece uma prova que a gente já tem costume.

3. Muitos competidores têm manias e superstições. Você compartilha de alguma preparação especial, mania ou situação inusitada?

José - Bom, eu não tenho, não sei se tu tem... (perguntando ao Cláudio, que responde negativamente). Tenho um amigo que foi campeão na Turismo, agora já nem compete mais, corria com a imagem de Nossa Senhora no bolso...

No final o Claudio reforçou a idéia do clima familiar. Ele considerou que a competição se baseia muito em encontrar os amigos e mostrar as capacidades de andar e navegar melhor que o outros, isso tudo transformado em amizade.

Cláudia - competitividade feminina


Desde que ganhou seu Mitsubishi, a artista plástica, mãe de duas filhas e administradora do lar, Cláudia Moreira, participa do Rally MMS. De lá pra cá, são 4 anos de evento. Sua expectativa inicial era apenas brincar, mas sua postura competitiva foi decisiva para a continuação dela nas etapas posteriores. Resultado: subiu de categoria e no MMS 2010 correrá na Turismo, ao lado de sua nova companheira, Manu.

Antes do briefing, a piloto de São Paulo bateu um papo com a gente.

1. Tu trata o rally como um hobby?

É um hobby, uma espécie de lavagem, pra tirar toda essa carga da semana, essa pressão do nosso dia-a-dia, São Paulo é uma cidade muito louca, é tudo muito corrido. Então viemos para o rally, onde o corpo fica meio cansado mas a cabeça zerada!
Podemos dizer que somos primos dos Pescadores, porque a gente conta cada mentira depois. A gente exagera, fala que o tamanho do buraco era enorme (risos).

2. Que parte do evento tu mais te identifica?

Existe um companheirismo muito legal, eu não te conheço, você não me
conhece mas, de repente, quando a gente entra nessa redoma aqui, nos tornamos grandes amigos. Todo mundo se fala, se comprimenta, se ajuda. E tudo de graça, sem compromisso, sem interesse.
Outra coisa que me identifico são os desafios. Vencer as barreiras, é ultrapassar os limites. As vezes tem obstáculos, que normalmente eu não passaria, mas no 4x4 a gente passa.
Há tambem a competitividade, que é algo que está no sangue. E não adianta falar que vai pra participar. No fundo, todo mundo quer ganhar. Quer algo a mais.

3. Qual é o motivo principal pra tu investir este tempo e energia no fim de semana aqui no MMS?

Olha, cada um tem uma característica. Eu sou uma pessoa agitada. Ficar muito tempo parada, eu não consigo. Por isso, você tem que sair da sua rotina, e procurar algo que te dá prazer. Vir pra cá me dá muito prazer. Poder pegar o carro e vir… você se iguala. Seu carro vira a extensão do seu corpo.

4. Tu tens alguma mania, superstição que faz parte da tua preparação?

Eu tenho sempre que conferir a planilha da minha navegadora (risos). Tenho que ver se está tudo bonitinho, acertadinho. Eu também uso sempre uma camiseta branca por baixo.

5. Tu mantém contato com essas pessoas com as quais compete fora dos eventos do MMS?

A gente acaba se falando muito pelo facebook, email, msn, orkut, porque cada um mora num canto né, a gente não está tão próximo fisicamente.

Senhores e Senhoras, liguem seus motores

O dia estava lindo. O MMS 2010 começou em grande estilo o seu calendário de atividades. Dito isto, iniciamos a série de conversas que tivemos com algumas das personalidades que participaram desta primeira jornada.


Nada melhor que começar esta rodada falando com o diretor técnico do rally, Lourival Roldan.

Este cara tem no lombo um currículo de muito respeito. Navegador de longa data, já competiu no Dakar e Rally dos Sertões, e hoje tem uma impotância fundamental para o MMS: diretor técnico da prova.

Minutos antes da largada, ele nos deu um rápido depoimento, onde enumera as características da prova e pontua o clima familiar como uma das características mais importantes do evento para a marca patrocinadora.

"Quanto ao ambiente familiar, a nação 4x4 criada pela Mitsubishi representa isso mesmo: uma grande reunião de amigos. Novas pessoas rapidamente se integram, chamam mais amigos pra continuar participando da prova. Isso se tornou uma grande família, uma grande confraternização de proprietários da marca."

Mas as famílias que estudem e se preparem, pois cada vez mais, a competição se acirra, como ele mesmo nos conta:

"A maior característica é a precisão. Participam as melhores duplas de rally de regularidade e as médias são possíveis de serem alcançadas. Pela grande disputa encontrada, a precisão é o diferencial.
Qualquer erro do piloto ou navegador faz a diferença. Como os melhores navegadores competem, quem faz mesmo a diferença é o piloto. A forma como ele guia, freia, acelera, como abre ou fecha a curva. Piloto precisa andar como organizador, precisa ser muito técnico. Atualmente esta é mais uma prova de pilotagem que de navegação."

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Foi dada a largada ao MMS 2010




É começada a primeira etapa do rally mais querido do Brasil, o MMS (Mitsubishi Motorsports), versão 2010. A Keko, mais uma vez, esteve presente, no dia que marcou a estréia de uns e a reestréia de muitos outros.

Oportunidade de rever os amigos aventureiros que tanto aprendemos a gostar. Esse clima amistoso parecia ser o sentimento de todas pessoas no evento acontecido hoje, nas dependências do hotel Villa Vitta em São Pedro, interior de São Paulo.

O evento inaugurou o calendário anual do MMS que completa 16 anos, como maior rally de regularidade da América Latina e brinda, também, os 20 anos da marca Mitsubishi no Brasil.

Detlef Altwig, gerente técnico dos eventos da Mitsubishi, ou seja, responsável por tudo que acontece depois da largada, celebra a característica democrática do evento e a consequente possibilidade de agradar desde o iniciante ao quase-profissional.

Altwig comenta também sobre a interação social oportunizada pelo MMS, aproximando os competidores e que, para ele, fazem do rally uma espécie de “clube” repleto de famílias.

A programação contou ainda com a tradicional aula de navegação e passagem de briefing, conduzido por Lourival Roldan, para os participantes das categorias Graduados, Turismo e Turismo Light.

O cara passou trocentas informações, tais como: condições climáticas, dificuldade previstas, mudanças de percurso, condições do terreno e regras de velocidade. Haja atenção e perspicácia pra pegar todas dicas necessárias.

Enfim, amanhã é dia de se jogar nas trilhas e curtir a primeira etapa do MMS 2010.
Aguardem novidades. Amanhã traremos entrevistas com grandes personalidades e outras informações mais.

Aproveite e veja aqui mais algumas fotos do evento de hoje no Flickr da Keko.

Personalidade dos Campeões - Apresentação


O Rally Mitsubishi Motorsports é o maior evento monomarca do Brasil.
Dividido em três categorias (Graduados, Turismo e Turismo Light) reúne competidores de todo o País em busca de ação e aventura ao longo das 7 etapas no ano.
E a edição 2010 está prestes a começar.

A Keko apresenta aqui a cobertura completa do evento. Porém, com um foco diferente: mostrando a personalidade daqueles que realmente fazem a diferença - os competidores do Rally.
Pessoas que, para a Keko, são campeões pelo simples fato de serem únicos.

Acompanhe aqui o conteúdo inédito que preparamos para você: entrevistas, fotos e atualizações exclusivas diretamente dos locais do evento!

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