terça-feira, 28 de setembro de 2010

Diário de Bordo: Rio de Janeiro - Itaipava


Depois de um rápido vôo de Porto Alegre ao Rio de Janeiro, repleto de diversidade cultural (Muitos passageiros estrangeiros, principalmente da América Latina e vindos de Córdoba), aterisso no Rio, 26°, cidade maravilha às 10h da manhã.
Sim, o Rio de Janeiro continua lindo!
Gente gentil, bonita, de sotaque marcante.
No caminho para Itaipava, fomos pela baixada Fluminense, Sr. Luis ou "Grandão" e Eu.
Gente de raça, garra. Gente simples. Muita pele a mostra, ao sol.
Pelas curvas do trajeto muito artesanato local.
A medida que subíamos a serra, caia a temperatura. Para nossa surpresa, logo na entrada de Itaipava avistamos o local do evento.
Local bonito, pra onde se olhava se via as belas montanhas que o rodeiam.
A tarde inicia o evento. Muita expectativa para uma das mais esperadas etapas do Rali.

Engenheiros cariocas apaixonados por aventura

Correndo pela categoria turismo light, a dupla de engenheiros José Carlos e João Paulo, interrompe sua concentração na largada para conversar rapidamente conosco.
Os engenheiros carioca buscam, com sua participação no Rali, testar seus limites, novas aventuras e diversão.
José Carlos trabalha com mercado de capitais e pilota carros há 20 anos. João Paulo é o navegador da dupla e em seu dia-a-dia trabalha no mercado de petróleo.
O que motiva a dupla a participar do evento é a paixão por aventura. Eles consideram, ainda, o Rali uma excelente oportunidade de tirar o 4X4 da garagem e testar sua potência no off road.

Só no Rali MMS tem Papai Noel o ano todo



Agripino Elias Gomes de Araújo, vulgo "Papai Noel", é figura conhecida entre a nação 4X4. Sempre que é visto por solano na largada, recebe aquela calorosa saudação.
Tivemos uma conversa descontraída com a dupla de celebridades logo após a chegada, no Hotel Vale Real.
Papai Noel é piloto e compete na categoria turismo junto com seu filho e navegador, André Elias.
A dupla, de João Pessoa-PB, compete também no Rali MMS Nordeste. O que os move a participar assiduamente do evento é a paixão pelo 4X4, com um pequeno acréscmo de falta de juízo, segundo nosso entrevistado Papai Noel.
Eles fazem parte da família 4X4 há 7 anos. Ele atribui gostar tanto do event à sua enorme paixão pela aventura e por seu gosto por passeios. André Elias complementa dizendo que um dos fatores determinantes e motivadores é a forma como são tratados pela Mitsubishi em todos os lugares onde participam, que sempre recebe muito bem seus competidores.
Seu Agripino reata que tudo começou com passeios em se Buggy 4X2, antiguinho, com motor de fusca, nas dunas de Fortaleza e Natal, motivados pela beleza da região onde vivem. Agora eles arrasam nos trajetos com seu Mitsubishi.
Quando pergunto se há preferência entre nordeste ou sudeste, ou se existe alguma etapa específica que marcou a dupla, tenho duas respostas diferentes.
Para seu Agripino, a etapa que mais marcou foi a de Fortaleza 2010, pois não cnsegiram aferir o carro com precisão e acabaram se perdendo em varios pontos do trajeto, fazendo com que a tentativa de pódio fosse para o espaço...
Já para André Elias, a etapa mais marcante foi a de Fortaleza, em 2008, quando conquistaram o primeiro lugar no pódio.

COMPARTILHE