segunda-feira, 28 de junho de 2010

Londrina: calmaria, futebol e rally

O clima subtropical da “Pequena Londres” me espanta. Pergunto ao taxista se o tempo é sempre agradável daquele jeito, ele dá uma risada seca e responde em poucas palavras (peculiaridade que, ao longo da viagem, descubro ser comum aos nativos) que não, geralmente faz mais calor.

A ausência de pessoas na rua, no entanto, não parece justificar aquele tempo propício ao passeio urbano. O movimento é quase zerado, mas a explicação é óbvia. Com o pequeno atraso do meu vôo, cheguei à cidade no meio do primeiro tempo de Brasil e Portugal. Jogo que, convenhamos, foi tão vazio quanto a cidade que encontrei ao chegar.

Londrina é, de fato uma grande cidade. Em diversos aspectos – avenidas largas, belas construções, presença de um bonito verde e mais de meio milhão de habitantes. Número que a torna a terceira maior cidade do sul do Pais. Durante minha estada, um circo alegrava as crianças e também o dono de uma loja de conveniência: com o orçamento devidamente incrementado pelas cervejas vendidas para os palhaços em seu instante de pós-expediente, ele era só sorrisos.

Já presente no evento, assisti a passagem de briefing em uma noite de sexta-feira repleta de calmaria. A etapa toda, aliás, foi o exato contraste com a última etapa em Blumenau – nervosa até não mais poder. Devo dizer que o único momento de correria e aglomeração foi quando os quitutes do coquetel noturno foram servidos. Porém, isso é um caso à parte.


A 4ª Etapa do Rally Mitsubishi Motorsports reservou belos momentos. O local da largada, aterro do Lago Igapó, foi perfeito para caracterizar a prova. Apenas lamentamos a concorrência de atenções que teve de dividir com o futebol, inclusive no evento, onde num campo ao lado, meninos jogavam partidas catimbadas e violentas. Um aspecto negativo foi a intervenção publicitária de uma concessionária, que desfilava modelos zero quilômetro de uma conhecida marca, em uma aglomeração barulhenta formada por trio elétrico e buzinas: ataque desleal nunca antes presenciado por este que vos escreve.




Mas se as emoções do futebol se resumiram a uma classificação em 0x0, o Rally, como sempre, injetou adrenalina e nos levou a belos resultados de 4x4. Como se pode conferir nos posts desta etapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMPARTILHE